"Dolce far niente" mais que uma expressão, um estilo de vida
- Alice Miranda
- 10 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Você já passou uma tarde de domingo ao redor de uma mesa aproveitando uma deliciosa refeição acompanhada de pessoas incríveis? Ou quem sabe, uma manhã na praia olhando para o mar? Ou mesmo uma noite admirando as estrelas? Um momento de presença total, completamente engajado em aproveitar, sem se preocupar com o que vem a seguir, ou o que o amanhã trará. São esses momentos que os italianos chamam de Il Dolce far niente ou A doçura de não fazer nada.
Na sociedade que vivemos hoje, tão preocupada em produzir, em criar oportunidades de sucesso, constantemente nos deparamos com a dificulade de desconectar, de ficar pelo menos algumas horas sem pensar em problemas, em trabalho, em tarefas. E é ai que essa sábia expressão ganha espaço, não é necessário estar acompanhado, é necessário estar presente.
Quem já viu o filme Comer, Amar e Rezar com Julia Roberts teve um ótimo exemplo do significado dessa expressão, ao preparar um jantar de ação de graças. tipicamente americano para seus novos amigos italianos, a conexão com o momento era tamanha que o peru, tido como maior símbolo desse feriado, foi esquecido, o que gerou claro um momento hilário mas também um segundo momento de “Dolce Far Niente”quando o prato principal finalmente foi servido.

Ta ai uma expressão que deveria ser incluída em todas as culturas! Um brinde a sabedoria italiana de aproveitar a vida!
Comentários